Parlamento do Mercosul discute hoje combate à febre aftosa

31/03/2008 - 09:00  

O Parlamento do Mercosul se reúne a partir das 10 horas, em Montevidéu (Uruguai), para discutir assuntos como o combate à febre aftosa e as regras sobre vistos para estudantes e professores. Em sua primeira reunião do ano, o Parlamento vai votar um relatório que avaliou as ações sanitárias contra a febre aftosa e que sugere a criação de uma instituição única para fiscalização nos países do bloco.

O coordenador-geral da Comissão de Combate à Febre Aftosa no Parlamento do Mercosul, deputado Claudio Diaz (PSDB-RS), afirmou que a entidade de fiscalização proposta pelo relatório precisará atuar não só nos países integrantes do bloco, mas em países vizinhos que não têm controle da enfermidade. "Cada dólar investido pelo Brasil, Argentina e Uruguai, principalmente, significa um retorno de milhares de dólares na balança comercial, pois isso ajuda os nossos rebanhos a ficarem livres da febre aftosa. Muitas vezes, eles não estão livres porque países sem controle algum contaminam nossos rebanhos", avalia o deputado.

Temas em debate
Durante a reunião de hoje, também serão debatidos assuntos como a declaração de apoio à iniciativa "América Latina e Caribe sem Fome 2025", o comércio de pneus usados para remodelagem, a integração energética e a crise diplomática entre Equador, Colômbia e Venezuela. Na reunião, tomarão posse os novos parlamentares argentinos que integrarão o Parlamento do Mercosul.

Notícias anteriores:
Parlamento do Mercosul acompanhará combate à febre aftosa

Da Redação/Rádio Câmara
Com informações da Agência Senado

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.