Direitos Humanos

CPI descobre que presos recebem refeição em saco plástico

27/02/2008 - 22:12  

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Carcerário constatou nesta quarta-feira, em visita a um presídio público em Fortaleza (CE), que as refeições são servidas em sacos plásticos aos presos, em vez de pratos.

Entre as reclamações apresentadas aos parlamentares, estão a ociosidade dos presos, a falta de assistência jurídica aos detentos e a morosidade do Poder Judiciário. Para o relator da CPI, deputado Domingos Dutra (PT-MA), o que mais chamou a atenção foi a má qualidade da alimentação. Dutra destacou no entanto que, ao contrário do que ocorreu em Minas Gerais, as autoridades do Ceará facilitaram o acesso a todas as informações.

Experiências positivas
Já o presidente da CPI, deputado Neucimar Fraga (PR-ES), afirmou que a visita a Fortaleza não rendeu só notícias ruins. Ele assinalou experiências positivas no presídio feminino, que conta com estrutura moderna, onde as detentas trabalham e estudam.

Dutra admitiu que, apesar das deficiências, outro presídio visitado — privatizado — também apresenta melhores condições que os demais. Para Neucimar Fraga, isso mostra que o sistema carcerário brasileiro tem solução.

Os integrantes da CPI visitam amanhã o Piauí e vão ao Maranhão na sexta-feira.

Notícias anteriores:
Deputado reclama que imprensa não pôde filmar cadeias

Da Rádio Câmara
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.