Cidades e transportes

PV cobra de ministra controle do desmatamento na Amazônia

19/02/2008 - 16:46  

Os 14 deputados do PV se reuniram hoje com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para apresentar sugestões e cobrar medidas para combater a devastação na Amazônia. A bancada discutiu com a ministra um documento com as reivindicações do partido para reduzir o desmatamento. Esse documento será entregue nesta noite, às 19 horas, ao ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, e ao líder do governo na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS).

Na opinião do líder do PV, deputado Sarney Filho (MA), o Ministério do Meio Ambiente não tem condições de, sozinho, desenvolver a política ambiental brasileira. Por isso, a bancada pretende cobrar uma posição mais efetiva do governo em uma reunião com o presidente Lula.

Fiscalização e desenvolvimento
Sarney Filho aponta medidas de fiscalização e desenvolvimento sustentável como condições para a preservação da floresta. "O governo até hoje não tem uma política de desenvolvimento para a Amazônia e não sabe o que deseja. Isso dá a impressão de que a Amazônia continua a ser, para o governo, uma fronteira agrícola a ser vencida, e não um bioma que presta serviços relevantes à humanidade", disse.

As sugestões do documento incluem um pacto pelo desmatamento zero. A proposta já foi lançada na Câmara no ano passado, com o apoio da Frente Parlamentar Ambientalista e de organizações não governamentais, como o Greenpeace, o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia e a Conservação Internacional.

O documento com as reivindicações do PV será entregue às 19 horas, na sala de reuniões do 23º andar, no anexo 1 da Câmara.

Notícias anteriores:
Comissão externa poderá avaliar desmatamento na Amazônia
Congresso aprova recomendações sobre mudanças climáticas
Comissão rejeita limite para área de extração de madeira
Meio Ambiente aprova controle de desmatamento na Amazônia

Reportagem - Mônica Montenegro/Rádio Câmara
Edição - Francisco Brandão

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.