Cidades e transportes

Comissão externa poderá avaliar desmatamento na Amazônia

15/02/2008 - 17:45  

A deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) apresentou à Mesa Diretora da Câmara requerimento para a criação de uma comissão externa com a finalidade de verificar as conseqüências do desmatamento na região Amazônica.

Segundo a deputada, que é presidente da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, além de visitar a região e ver os problemas de perto, a nova comissão terá condições de propor alternativas de políticas mais justas para frear o desmatamento.

Fundo verde
Entre as sugestões, Vanessa Grazziotin destaca a criação de um fundo para os estados amazônicos. "A nova reforma tributária precisa englobar o elemento ambiental, o que aconteceria por meio do Fundo de Participação dos Estados (FPE) verde. Ou seja, seriam remunerados os estados que têm grandes áreas de preservação ambiental, porque elas não podem ser utilizadas para o desenvolvimento econômico, pelo menos não imediatamente", argumentou.

Fatores de devastação
Vanessa Grazziotin avalia que vários elementos já tornam a situação preocupante na região. Ela reconhece que a produção de soja e a expansão da pecuária contribuem para a devastação da floresta, mas também cita a responsabilidade dos pequenos produtores e da própria economia local.

Segundo a parlamentar, é necessário tirar a pressão que existe sobre a floresta amazônica, e, muitas vezes, a alternativa está em atividades econômicas que mantêm a floresta em pé e até incentivam o replantio.

A deputada sugere que o governo tenha como foco a desaceleração do desmatamento na Amazônia por meio de uma política de desenvolvimento sustentável e concreta, realmente aplicada na prática. Ela acredita que a comissão externa poderá entrar em contato com os governos locais, tomar conhecimento das iniciativas já em andamento e estabelecer diálogos para solucionar a questão.

Notícias anteriores:
Meio Ambiente aprova controle de desmatamento na Amazônia
Comissão aprova fundo para floresta plantada
Programa pela Amazônia será relançado em dezembro
Deputados pedem desenvolvimento sustentável para Amazônia
Derrubada de floresta aumenta 700% em Rondônia, diz Ibama
Debatedores sugerem compensação por desmatamento
Pacto ambientalista quer acabar com desmatamento em 7 anos
Preservação do ambiente merece incentivos, diz secretária
Incra: reforma agrária não prejudica a floresta amazônica
Produtores criticam desorganização na gestão de florestas

Reportagem - Idhelene Macedo/Rádio Câmara
Edição - João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.