Ciência, tecnologia e Comunicações

Projeto possibilita compra de meia-entrada pela internet

31/01/2008 - 11:20  

O Projeto de Lei 2125/07, do deputado Felipe Bornier (PHS-RJ), obriga cinemas, teatros e promotores de eventos culturais que vendam ingresso pela internet a oferecer ao público a opção de compra de meia-entrada. Ao ingressar no evento, o comprador fica obrigado a comprovar o direito à meia-entrada. Do contrário, perde o ingresso.

Bornier afirma que o comércio pela internet é uma prática extremamente comum hoje, pois permite ao consumidor evitar filas, pagar com cartão de crédito e se programar com mais conforto.

O deputado destaca que a meia-entrada foi originalmente instituída para atender aos estudantes, mas hoje é estendida a idosos (por lei federal), pessoas com deficiência e doadores de sangue (leis de alguns estados e municípios).

Segundo o parlamentar, a maioria das empresas que disponibiliza a venda virtual de ingressos não oferece meia-entrada pela internet. O deputado diz que a justificativa é "a impossibilidade de comprovação do direito ao benefício no ato da compra virtual". Segundo ele, isso dificulta o exercício de direito previsto em lei.

Porém, ele acredita que é possível a comprovação da identidade e do direito ao benefício, mesmo que não seja no ato da compra. "Qual a necessidade de comprovar o direito ao desconto no momento da compra se, em todo acontecimento cultural, a confirmação da situação de beneficiário de meia-entrada ocorre, obrigatoriamente, na entrada do evento?" indaga Bornier.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Legislação sobre carteira de estudantes pode ser unificada

Reportagem - Adriana Resende/JPJ
Colaboração - Vicente Melo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2125/2007

Íntegra da proposta