Direitos Humanos

Frentes organizam I Encontro de Legisladores pela Vida

29/01/2008 - 19:52  

O Congresso Nacional sediará o I Encontro Brasileiro de Legisladores e Governantes pela Vida. O evento, marcado para 20 de fevereiro, é promovido pela Frente Parlamentar em Defesa da Vida - Contra o Aborto, com o apoio da Frente Parlamentar Contra a Legalização do Aborto. O objetivo é estabelecer uma articulação nacional e mobilização dessas lideranças políticas em defesa da vida desde a concepção.

As inscrições para participar do evento terminam dia 11 e podem ser feitas gratuitamente pelo telefone (61) 3215-5626 ou pelo e-mail: contraoaborto@frenteparlamentarpelavida.com.br.

Legisladores internacionais
O encontro vai reunir em Brasília vereadores, prefeitos, governadores, deputados e senadores de todas as regiões do País, representando os diferentes partidos, e contará com a participação de dois legisladores internacionais: a presidente da Frente Mundial Parlamentar pela Vida, senadora argentina Liliana Negre, e o presidente do Grupo Parlamentar Pró-Vida da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos e assessor da Parliamentary Netwok for Critical Issues (PNCI - Rede Parlamentar para Questões Críticas do congresso norte-americano), deputado Chris Smith, além da ex-senadora Heloisa Helena e do deputado Jorge Tadeu Mudalen, presidente da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara e relator do PL 1135/91, que propõe a descriminalização do aborto.

O encontro está marcado para as 9 horas no Auditório Petrônio Portela, no Senado Federal.

Resistência parlamentar
Serão abordados no encontro os seguintes temas:
- Os desafios da Frente Mundial pela Vida perante a Estratégia Internacional pela Legalização do Aborto;
- Políticas Internacionais de Controle da População Mundial;
- Estratégia pró-vida no Brasil: a resistência parlamentar e dos movimentos sociais pela defesa da Vida contra a legalização do aborto; e
- A importância da organização das Frentes Parlamentares nas Câmaras de Vereadores e nas Assembléias Legislativas e da ação dos Executivos Municipais e Estaduais pela vida.

A iniciativa é resultado do I Encontro Latino-americano de Legisladores e Governantes pela Vida, ocorrido em Santiago do Chile, em novembro passado, e culminará no primeiro Encontro Mundial de Legisladores e Governantes pela Vida, em Madri - Espanha, neste ano, e o segundo, em 2009, já definido para ser realizado no Brasil.

Ao final do evento será aprovado um manifesto político para ser entregue ao presidente da República e aos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Além desse documento, também será eleita a comissão nacional que coordenará o próximo Encontro de Legisladores e Governantes pela Vida, em 2009.

Da Redação/ RCA

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.