Ciência, tecnologia e Comunicações

Acesso a internet em escolas poderá tornar-se obrigatório

17/01/2008 - 13:10  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 1481/07, do senador Aloizio Mercadante (PT-SP), que torna obrigatória, até 2013, a universalização do acesso a redes digitais de informação, inclusive à internet, em estabelecimentos de ensino de todo o País. A medida deve alcançar tanto instituições públicas quanto particulares, do ensino básico até o superior. A proposta obriga ainda a oferta de um computador com acesso à Internet, em cada turno da escola, para cada dez alunos.

A exigência passa a constar da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Lei 9.394/96. O projeto altera ainda a lei que instituiu o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), para estipular que 75% dos recursos arrecadados pelo Fundo, de 2008 a 2013, sejam aplicados no acesso a redes digitais.

Beneficiados
A reserva de recursos para implementação das redes beneficia também instituições de saúde e bibliotecas públicas. O atendimento já era previsto na legislação do Fust (Lei 9998, de 2000), porém não havia a previsão de aplicação de recursos mínimos.

Na mesma margem de 75% se enquadra outra finalidade do fundo: a redução do valor das contas de serviços de telecomunicações dos estabelecimentos de ensino e das bibliotecas, especialmente dos freqüentados pela população carente.

Tramitação
O projeto será analisado por uma comissão especial. Se aprovado, segue para a votação do Plenário.

Notícias anteriores:
Recursos do Fust poderão ser destinados à telemedicina
Fust poderá ser usado para ampliar acesso a internet
Projeto permite usar Fust para beneficiar deficientes
Comissão rejeita isenção de tributos para inclusão digital
Debatedores defendem política única de inclusão digital
Especialistas querem reformular lei de Telecomunicações

 

 

 

Da Reportagem
Edição - Francisco Brandão

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1481/2007

Íntegra da proposta