Direitos Humanos

Direitos Humanos discutirá abertura de arquivos oficiais

28/12/2007 - 17:12  

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias vai discutir, no primeiro semestre de 2008, a abertura dos arquivos oficiais. A afirmação é do presidente da comissão, deputado Luiz Couto (PT-PB). "A nossa idéia é fazer um seminário amplo, em que possamos ter todas as memórias colocadas em um grande debate nacional. Não é para fazer retaliação, mas para que a verdade venha à tona. É preciso que o Brasil reencontre a verdade que toda a população tem o direito de saber", ressaltou.

Luiz Couto comemorou a notícia de que o presidente Lula pretende editar um decreto no primeiro semestre do ano determinando o fim do sigilo dos arquivos do período militar. "Acho que essa posição do governo é importante. Não dá para o Brasil ficar atrás de outros países, que, inclusive, já têm comissões da verdade, buscando cada vez mais identificar aqueles que usaram do tempo da repressão para torturar, para fazer desaparecer, para matar."

"Operação Condor"
O deputado também defende a abertura de arquivos referentes à chamada "Operação Condor", que reuniu ações de governos da América do Sul na década de 70 contra opositores dos regimes ditatoriais. Na opinião do deputado, os crimes de tortura não prescrevem, ou seja, os autores podem ser punidos a qualquer tempo.

Notícias anteriores:
Comissão aprova benefício da anistia a mais militares
Seminário comemora 25 anos de luta pelos direitos humanos
Anistiados pedem abertura de todos arquivos da ditadura
Câmara receberá cópia de livro do Exército sobre guerrilha

Reportagem - Alexandre Pôrto/Rádio Câmara
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.