CPI sobre desnutrição de crianças indígenas é instalada

19/12/2007 - 21:16  

A Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar as causas e os responsáveis pelas mortes de crianças indígenas por subnutrição iniciou nesta quarta-feira seus trabalhos com a eleição do presidente, dos três vice-presidentes e com a escolha do relator. Segundo o deputado Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), que foi escolhido para a presidência da CPI, ela vai contribuir para melhorar a qualidade de vida da população indígena.

Ele disse que a CPI abordará também outros problemas que forem surgindo ao longo das investigações. "Vamos buscar fórmulas, na CPI, para apontar causas dos problemas sofridos pelos índios e fazer as sugestões necessárias", afirmou.

Segundo o relator, deputado Vicentinho Alves (PR-TO), a CPI vai tratar do fato determinado (a falta de alimentação adequada para os índios), mas as denúncias de aumento do consumo de álcool pelos índios e do uso das reservas para tráfico de drogas também devem ser analisadas.

Vice-presidentes
Para a 1ª, 2ª e 3ª vice-presidências, foram eleitos respectivamente os deputados João Magalhães (PMDB-MG), Urzeni Rocha (PSDB-RR) e Davi Alcolumbre (DEM-AP).

A CPI tem um prazo inicial até 24 de março para conclusão dos seus trabalhos. A reunião para definir a forma de trabalho que será adotada está marcada para o dia 13 de fevereiro. A CPI foi proposta pelos deputados do PSDB Sebastião Madeira (MA) e Waldir Neves (MS).

Notícias anteriores:
Rádio Câmara debate situação dos índios no Brasil
Aprovado relatório sobre morte de crianças indígenas
Indígenas e autoridades cobram revitalização da Funai

Reportagem - Karla Alessandra/Rádio Câmara
Edição - João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.