Câmara instala CPI sobre morte de crianças indígenas

19/12/2007 - 10:41  

A Câmara pode instalar hoje a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a morte de crianças indígenas. Após a instalação, marcada para as 14h30, no plenário 11, serão eleitos o presidente e os três vices-presidentes da comissão.

A comissão, proposta pelos deputados do PSDB Sebastião Madeira (MA) e Waldir Neves (MS), vai investigar causas, conseqüências e responsáveis pela morte de crianças indígenas por subnutrição de 2005 a 2007. Segundo a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o índice atual de desnutrição nas aldeias é de 8%, enquanto no ano passado era de 11%.

Problemas recorrentes
Desde 2003, a Câmara discute as condições de saúde e de nutrição dos índios. O assunto foi avaliado pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias, que apresentou relatório detalhado, com diagnóstico e propostas de solução dos problemas detectados, inclusive para as ações de combate à fome. Com a persistência do problema, em 2005, foi criada uma comissão especial para acompanhar o assunto. A comissão realizou cinco audiências públicas na região Centro-Oeste, onde o problema é mais grave, com autoridades federais, estaduais e municipais.

Em fevereiro deste ano, a Anistia Internacional divulgou comunicado em que critica o governo de Mato Grosso do Sul e autoridades brasileiras pela suspensão da distribuição de cestas de alimentos aos índios.

Notícias anteriores:
Cancelada instalação de CPI sobre subnutrição de indígenas
Rádio Câmara debate situação dos índios no Brasil
Aprovado relatório sobre morte de crianças indígenas
Indígenas e autoridades cobram revitalização da Funai

Da Redação/ND

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.