Projeto define 18 de abril Dia Nacional do Espiritismo

07/12/2007 - 17:31  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 291/07, da deputada Gorete Pereira (PR-CE), que institui o Dia Nacional do Espiritismo. A data escolhida (18 de abril) é uma homenagem ao dia em que Allan Kardec lançou, em 1857, na França, o Livro dos Espíritos, marco inicial da doutrina espírita.

Maior nação espírita da atualidade, lembra a deputada, o Brasil vê crescer a cada ano o número de adeptos, influenciados pela doutrina kardecista. "Estabelecida sob o tripé filosofia/ciência/religião, a doutrina espírita atende de maneira especial à demanda de milhões de brasileiros, que buscam resposta para suas dúvidas e anseios espirituais", argumenta Gorete Pereira.

Tolerância religiosa
A deputada também lembra o "convívio pacífico" entre as diversas etnias e religiões no Brasil. Para ela, a criação do Dia Nacional do Espiritismo é uma homenagem a um dos mais importantes grupos religiosos do País, "cuja atuação tem sido indispensável para a construção de uma sociedade mais justa e mais fraterna entre nós".

Gorete Pereira também destaca em seu projeto a figura do médium Chico Xavier, segundo ela fundamental para a difusão do espiritismo no Brasil, além das obras de assistência social tocadas pelos adeptos da doutrina espírita.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Comissão rejeita idéia de lei sobre diversidade religiosa
Sessão solene lembra 150 anos do Lívro dos Espíritos

Reportagem - Roberto Seabra
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 291/2007

Íntegra da proposta