Presidente do FNDE explica escolha de livros didáticos

22/11/2007 - 11:13  

O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Daniel Silva Balaban, reclamou durante audiência pública na Comissão de Educação e Cultura que muitos falam sem conhecer o processo de escolha para o Guia do Livro Didático do Ministério da Educação. Ele afirmou que o programa começou em 1985 e que o processo de escolha de cada livro demora cerca de dois anos e meio.

Segundo Balaban, o edital de escolha é muito complexo e trata de todos os detalhes - desde as especificações técnicas, como a gramatura do papel, até o conteúdo. Os livros recebidos pelo ministério são encaminhados para o Instituto de Pesquisas Tecnológicas da USP, que avalia a qualidade técnica da publicação, desde o papel até o conteúdo. O instituto recebe exemplares de livros sem especificações de autoria e editora. Depois, os livros aprovados pelo IPT vão para especialistas das universidade, que avaliam o conteúdo pedagógico. Só então é formado um guia do livro didático.

Ele ainda não explicou por que, mesmo assim, foram constatados problemas de conteúdo em livros didáticos do guia do MEC.

O FNDE, de acordo com Balaban, tem informações sobre preços de papel, custo de tiragem e pagamento dos autores para negociar com as editoras o preço final. O dirigente enfatizou que muitas escolas particulares usam o Guia do MEC e informou que neste ano quase 70% das escolhas foram feitas pela internet, com base no guia. Lembrou ainda que os professores podem escolher entre 50 livros para cada disciplina. "Nosso interesse é agradar aos alunos, e mais ninguém", concluiu.

A reunião ocorre no plenário 10.

Reportagem - Silvia Mugnatto/ Rádio Câmara
Edição – Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.