Voto aberto: Chinaglia promete esforço, mas não marca data

17/10/2007 - 18:01  

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, informou há pouco, em entrevista coletiva no salão Verde, que conversou hoje com o presidente interino do Senado, Tião Viana, sobre a Proposta de Emenda à Constituição do Voto Aberto (PEC 349/01), que acaba com o voto secreto no Congresso, nas assembléias legislativas e câmaras municipais. Segundo o presidente da Câmara, ambos se identificam com o tema e fazem um esforço para sua votação. Entretanto, Chinaglia não adiantou uma data exata para votação da PEC em segundo turno na Câmara.

Ele lembrou que defendeu ontem, na reunião do colégio de líderes, que as alterações de mérito sejam feitas no Senado ou, eventualmente, na volta da proposta à Câmara. "Que sejam posições partidárias. Ninguém debite no patriotismo alheio aquilo que deve ser feito", declarou.

Abaixo-assinado
Chinaglia elogiou a iniciativa do consultor de informática Wagner Marins de Carvalho, que entregou nesta tarde um abaixo-assinado com 18 mil assinaturas defendendo a aprovação da proposta. A mobilização partiu de um grupo na comunidade virtual Orkut.

Segundo Chinaglia, de uma maneira indireta o gesto reflete uma valorização do Parlamento para o cidadão. "Se desistisse do Parlamento, ele jamais teria vindo aqui entregar as assinaturas."

Reportagem - Idhelene Macedo/Rádio Câmara
Edição - Francisco Brandão

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.