Padre explica experiência de recuperação de jovem infrator

26/09/2007 - 12:13  

O padre Agnaldo Lima apresentou há pouco na Câmara a experiência desenvolvida no Núcleo de Atendimento Integrado de São Carlos (SP) para a reintegração de adolescentes infratores. Segundo o padre, que é um dos idealizadores do projeto, o jovem é recebido no núcleo não por um policial, mas por um assistente social. No núcleo, o adolescente participa de atividades socioeducativas e há o envolvimento da família desde o início do processo. Além disso, a espera por uma audiência com o promotor e o juiz não é longa - são cerca de dez dias contados da entrada no núcleo.

Segundo o padre Agnaldo Lima, a proposta não é nova, apenas aplica preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente, como a integração entre instituições das áreas de Justiça, saúde, assistência social e educação, além da sociedade civil. O projeto entrou em funcionamento em 2001 e, desde então, houve uma queda no número de ocorrências graves envolvendo adolescentes em São Carlos. O número de internações, por exemplo, caiu de 15 por ano, em 1998, para entre 6 e 7 nos últimos 6 anos. O índice de reincidência é de 4%.

Agnaldo Lima participa, no auditório Nereu Ramos, do 2º Encontro Nacional de Direitos Humanos. O evento é organizado pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado, a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão e o Fórum de Entidades Nacionais de Direitos Humanos.

Reportagem - Mônica Montenegro/Rádio Câmara
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.