Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania

25/09/2007 - 21:40  

Integrante do chamado PAC da Segurança, esse programa é direcionado à capacitação de jovens que acabaram de cumprir o serviço militar obrigatório para que atuem como líderes comunitários. A intenção é identificar jovens e adolescentes em situação infracional ou em conflito com a lei para sua inclusão em ações de promoção da cidadania.

De acordo com o governo, o Pronasci se diferencia de outros programas na área de segurança pública por atuar na prevenção e controle da criminalidade com ações sociais e de segurança em conjunto com estados e municípios.

Inicialmente, o programa será implementado nas 11 regiões metropolitanas brasileiras mais violentas: Belém, Belo Horizonte, Brasília (Entorno), Curitiba, Maceió, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.

O público-alvo do Pronasci são os jovens de 15 a 29 anos saídos do sistema prisional, em descontrole familiar e em conflito com a lei, presos ou o adolescente infrator. Os participantes do projeto contarão com cursos de formação sociojurídica e atuarão diretamente na comunidade.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.