Jurista defende unificação das polícias civil e militar

25/09/2007 - 13:51  

O jurista Dalmo Dallari afirmou há pouco que é preciso rever a função das polícias no Brasil. Em sua opinião, a polícia brasileira tem características de exército e atua contra o cidadão, muitas vezes a serviço dos mais ricos. Participante do 2º Encontro Nacional de Direitos Humanos, que ocorre na Câmara, Dallari propôs a unificação das polícias civil e militar e a desmilitarização da categoria.

Ele propôs ainda a integração das organizações de segurança. "Todo sistema policial precisa ser repensado. O policial é um profissional do direito e é bom que ele tenha consciência de seus direitos e deveres. Ele tem que respeitar os direitos do cidadão", afirmou.

Dalmo Dallari também criticou a existência de patentes na Polícia Militar, categoria diferente do Exército, e os privilégios dos militares, que contam, por exemplo, com um tribunal específico.

São Paulo
No encontro, Dallari, que é autor do livro O Pequeno Exército Paulista, traçou um breve histórico da polícia paulista. Ele lembrou que no início do século 20, o governo do estado contratou uma missão francesa para organizar a polícia. Em sua opinião, o que se criou não foi uma polícia, mas um exército. Hoje, lembrou o jurista, São Paulo já tem grupos de extermínio formado por policiais militares.

O encontro ocorre no auditório Nereu Ramos e é promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias, em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado, a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão e o Fórum de Entidades Nacionais de Direitos Humanos. Os debates foram suspensos, mas serão retomados em instantes.

Da Rádio Câmara/NN

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.