Cidades e transportes

Audiência discute controle das fronteiras na Amazônia

24/09/2007 - 14:01  

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional promove nesta terça-feira (25) audiência pública para debater a fiscalização e o controle das fronteiras da região amazônica. Foram convidados o ministro da Defesa, Nelson Jobim; o ministro da Justiça, Tarso Genro; a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; e o diretor-geral do Centro Gestor Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipan), Marcelo de Carvalho Lopes.

A audiência foi solicitada pela deputada Dalva Figueiredo (PT-AP). Segundo a parlamentar, é preciso discutir assuntos como o sistema de monitoramento e vigilância de fronteiras, o controle de queimadas, o desmatamento e o tráfico de animais e pessoas na Amazônia.

A deputada lembra que, mesmo vigiada, controlada e fiscalizada por órgãos governamentais, a região da Amazônia Legal sofre com a exploração de madeireiras, garimpeiros e narcotraficantes. A floresta amazônica tem cerca de 5,5 milhões de km², sendo 60% de seu território localizado no Brasil e o restante distribuído entre Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.

A audiência será realizada às 14 horas, no plenário 16.

Notícias anteriores:
Preservação do ambiente merece incentivos, diz secretária
Incra: reforma agrária não prejudica a floresta amazônica
Produtores criticam desorganização na gestão de florestas

Da Redação/PT

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.