Especialista critica falta de foco do ensino médio

17/09/2007 - 14:16  

O presidente do Conselho Consultivo da Faculdade Pitágoras, Cláudio de Moura Castro, disse há pouco que o principal problema do ensino médio ofertado no Brasil é a multiplicidade de objetivos. Segundo ele, o curso tenta, ao mesmo tempo, preparar os estudantes para o vestibular, o mercado de trabalho e o exercício da cidadania, mas não consegue alcançar satisfatoriamente nenhuma dessas metas.

Para Castro, que participou na Câmara de seminário sobre o ensino médio, nem as escolas particulares são exceção à regra. Ele citou pesquisas segundo as quais os filhos de operários europeus são mais capacitados a ler documentos internos de empresas do que as crianças da elite brasileira.

Diversificação
No seminário, o deputado e ex-ministro da Educação Paulo Renato Souza (PSDB-SP) afirmou que o ensino médio deveria ser diversificado para que os alunos possam escolher diferentes trajetos ao longo dos estudos. Na proposta de Paulo Renato, os alunos poderiam escolher carreiras profissionais específicas ou estudos preparatórios para carreiras acadêmicas. "Hoje, o nosso ensino médio é extremamente homogêneo, e seus objetivos, muito abrangentes", disse.

Excelência finlandesa
Da Finlândia veio um exemplo de sucesso no ensino médio. O pesquisador finlandês Pasi Sahlberg, da European Training Foundation (sediada na Itália), afirmou que a excelência que seu país alcançou no nível médio baseou-se em alguns princípios: ensino médio universal, com financiamento do governo; ensino fundamental de qualidade como base para o médio; flexibilidade do currículo, que é baseado em módulos; e orientação vocacional para evitar escolhas erradas e perda de tempo pelos alunos. Além disso, na Finlândia, os estudantes concluem cursos de sua livre escolha, em vez de séries.

O seminário é promovido pela Comissão de Educação e Cultura. Os debates serão retomados em instantes no auditório Nereu Ramos.

Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.