Ensino médio é desafio da educação, afirma ministro

17/09/2007 - 11:02  

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou há pouco que o maior desafio para o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) hoje é o fortalecimento do ensino médio - que é de responsabilidade dos estados. De acordo com o ministro, o governo federal vem promovendo desde 2003 uma série de ações para aumentar o acesso ao ensino superior e, assim, obter reflexos favoráveis no ensino médio. Como exemplos, Haddad citou a criação do Programa Universidade para Todos (Prouni), a abertura de novas universidades e ampliação do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Fernando Haddad ressaltou, no entanto, que essas iniciativas ainda não tiveram resultado satisfatório.

No âmbito do ensino médio propriamente dito, o ministro informou que o governo espera aumentar até 2010 o número de unidades da rede federal de ensino tecnológico. Em 2003, havia no País 140 unidades dessa modalidade de ensino. A expectativa do governo é aumentar esse número para 354.

Fernando Haddad participa, na Comissão de Educação e Cultura, do Seminário Internacional sobre Ensino Médio Diversificado.

Visão de sistema
O representante da Unesco no Brasil, Vincent Defourny, afirmou no encontro que é imprescindível o desenvolvimento de uma visão sistêmica da educação. "Devemos cuidar de todos os níveis de educação ao mesmo tempo. O Brasil, como todos os países do mundo, precisa repensar o seu sistema educacional."

O seminário ocorre no auditório Nereu Ramos.

Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.