Comissão debate ensino médio em seminário internacional

17/09/2007 - 08:56  

A Comissão de Educação e Cultura promove hoje o Seminário Internacional sobre Ensino Médio Diversificado. O evento faz parte do ciclo de debates "Educação no século 21: modelos de sucesso". A primeira etapa, ocorrida em agosto, debateu modelos de reforma educacional desenvolvidos em outros países. A terceira, que se inicia em 15 de outubro, abordará a educação infantil.

Especialistas dos EUA, da Alemanha, do Brasil e da Itália debaterão os novos paradigmas e avanços do ensino médio e da educação profissional no mundo, com base na seguinte questão: os jovens devem ser preparados para o acesso ao meio acadêmico ou para o mundo do trabalho e para o crescimento econômico?

Debaterão o tema o presidente do Conselho Consultivo das Faculdades Pitágoras, Cláudio de Moura Castro, e o doutor em educação pela Universidade da Califórnia Cândido Alberto Gomes. Entre os conferencistas internacionais estarão o finlandês Pasi Sahlberg, expert em política e reforma educacionais da European Training Foundation, com sede em Torino (Itália); e o alemão Thomas Deissinger, professor de educação para negócios e economia da Universidade de Konstanz.

O presidente da Comissão de Educação, Gastão Vieira (PMDB-MA), observa que a experiência internacional sugere que o ensino médio deve ser diversificado, com diferentes opções. "Ainda que todas possam dar o direito ao vestibular, o que o aluno aprende e como ele pode usar o que aprendeu é diferente do ensino só acadêmico que temos ou do ensino profissionalizante mais tradicional.

O evento será realizado no Auditório Nereu Ramos.

Confira a programação

Notícias anteriores:
Proposta estende Prouni para o ensino médio
Educação aprova reestruturação do ensino profissional
Chinaglia pede plano do Legislativo para a educação

Da Redação/PR

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.