Ensino a distância democratiza acesso, diz professora

30/08/2007 - 12:09  

A integrante do Conselho Nacional de Educação (CNE) Anaci Paim afirmou há pouco que a educação a distância é um instrumento importante para ampliar a oferta e a melhorar a qualidade de ensino por meio da formação inicial e continuada de professores. Ela disse também que os custos da modalidade são menores que o da educação presencial porque os mesmos professores atendem a uma grande quantidade de alunos. "O mais importante é que a educação a distância leva a pequenos municípios professores qualificados que não teriam condição de se deslocar para esses lugares", completou.

Anaci Paim participa, na Comissão de Educação e Cultura, de simpósio sobre o tema. Para ela, a educação a distância também permite uma participação ativa do aluno na aprendizagem, uma vez que ele pode organizar seu tempo de estudo.

A professora acredita na existência de um preconceito contra a modalidade "por falta de conhecimento", principalmente por parte das universidades públicas. Em sua opinião, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) vai contribuir para reduzir esse preconceito por meio de ações para a formação de professores. A UAB, criada em 2005 pelo governo federal, prevê a oferta de ensino a distância pelas instituições públicas de educação superior, especialmente em cursos para formação e reciclagem de professores.

O simpósio ocorre no plenário 10.

Reportagem - Luciana Mariz
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.