Secretário de Justiça explica repatriação de cubanos

30/08/2007 - 10:00  

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional discute com o secretário Nacional de Justiça, Antônio Carlos Biscaia, a repatriação dos dois atletas cubanos que participaram dos últimos jogos Pan-Americanos.

Os boxeadores Guillermo Rigondeaux e Erislandy Lara, que integravam a delegação cubana nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, deixaram a Vila Olímpica no dia 22 de julho e não voltaram mais. Eles só foram localizados dias depois, na cidade fluminense de Araruama, na região dos Lagos. Rigondeaux e Lara prestaram depoimento sexta-feira (3) e foram deportados no dia seguinte (4) para Cuba.

O deputado Arnaldo Madeira (PSDB-SP), que pediu a realização dessa audiência, disse que os atletas foram proibidos de falar com a imprensa. O parlamentar alertou para a gravidade do episódio que "dependendo das circunstâncias em que ocorreu, pode significar o rompimento de uma tradição democrática brasileira, ou seja a concessão de asilo político aos refugiados que procuram nosso território, independentemente de viés ideológico."

A audiência começa em instantes no plenário 3.

Da Redação/ND
Com informações da Agência Brasil

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.