Defesa do Consumidor debaterá proibição de álcool líquido

29/08/2007 - 09:09  

A Comissão de Defesa do Consumidor realiza nesta tarde audiência pública para debater projetos que proíbem a venda de álcool líquido. O autor do requerimento, deputado Fernando de Fabinho (DEM-BA), afirma que a proibição, como prevêem diversos projetos que tramitam na comissão, "atingirá interesses do consumidor brasileiro, das donas de casa, dos clientes de consultórios, dos usuários de bares e restaurantes e das academias de ginásticas" e de demais estabelecimentos onde o produto é utilizado como desinfetante. A alternativa ao álcool líquido é o álcool em gel.

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, em 2002, a venda de álcool líquido. Entretanto, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, no mesmo ano, permitiu que a Associação Brasileira de Produtores e Envasadores de Álcool (Abraspea) continuasse vendendo o álcool líquido em estabelecimentos comerciais.

Convidados
Foram convidados para a audiência a gerente-geral de Saneantes da Anvisa, Tânia Costa Pich; e o presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Envasadores de Álcool (Abraspea), José Carlos Balbi de Rezende.

A comissão reúne-se às 14h30, no plenário 10.

Notícias anteriores:
Restrições da Anvisa à venda de álcool podem virar lei
Projeto proíbe venda de álcool líquido

Da Redação/RT

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.