Ciência, tecnologia e Comunicações

Simpósio discute educação a distância no Brasil

27/08/2007 - 11:28  

A Comissão de Educação e Cultura convidou o ministro da Educação, Fernando Haddad, para participar nesta quinta-feira (30) de simpósio sobre educação a distância. A realização do evento foi pedida pelos deputados Waldir Maranhão (PP-MA) e Nilmar Ruiz (DEM-TO). Os parlamentares argumentam que a educação a distância pode reduzir a exclusão social ao democratizar o conhecimento e possibilitar às pessoas de locais longínquos terem acesso à educação.

O evento discutirá a importância do ensino a distância para o desenvolvimento socioeconômico do País, as iniciativas e ações brasileiras no setor e as bases legais para a educação a distância no Brasil.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei 9.394/96) já determina que o Poder Público incentive o desenvolvimento de programas desse tipo de ensino, em todos os níveis e modalidades, mas restringe sua oferta a instituições especificamente credenciadas pela União. A lei também prevê o uso de recursos de educação à distância para capacitar professores. Além disso, a LDB determina a concessão de tratamento diferenciado para educação a distância, incluindo custos de transmissão reduzidos em canais comerciais de rádio e TV e concessão de canais com finalidades exclusivamente educativas.

Além do ministro, foram convidados para o debate representantes de universidades, organizações não-governamentais e do Ministério da Educação. O simpósio será realizado no plenário 10 a partir das 9 horas. Clique aqui para se inscrever.

Confira a programação do simpósio

Notícias anteriores:
Câmara inclui União no processo de formação de professores
Câmara aprova convênios para formar professor pela Capes

Da Redação/ND

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.