Ciência, tecnologia e Comunicações

Projeto possibilita que jovens votem pela internet

27/07/2007 - 15:02  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 311/07, do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), que permite a votação pela internet aos jovens de 16 a 18 anos - cujo voto é facultativo. O deputado lembra que a votação eletrônica no Brasil se destaca no cenário internacional. Segundo ele, o País precisa continuar aprimorando o processo eleitoral para permanecer na vanguarda. "O projeto tem a pretensão de iniciar o processo de votação pela rede mundial de computadores, ao prever essa possibilidade para o público que mais utiliza essa nova ferramenta digital", assinala.

De acordo com o projeto, o sítio oficial de votação pela internet terá recursos que permitam, por meio de assinatura digital, o registro de cada voto e a identificação do terminal de computador em que foi registrado. Isso deve garantir o anonimato do eleitor, como já ocorre com as urnas eletrônicas.

O terminal deverá ser autorizado para votação e, ao final da eleição, realizará a assinatura digital do arquivo de votos, com registro de horário. O objetivo é impedir a substituição de votos e a alteração dos termos de início e término da votação. A proposta determina ainda que o Tribunal Superior Eleitoral coloque à disposição dos eleitores terminais para treinamento.

Tramitação
O projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ir para votação do Plenário.

Notícias anteriores:
Proposta autoriza policial a votar fora da seção eleitoral
Comissão aprova transporte gratuito em dia de eleição

Da Redação/PT

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
FB

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.