CPI descobre que piloto não tentou arremeter Airbus

23/07/2007 - 14:28  

O deputado Efraim Filho (DEM-PB), integrante da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Crise Aérea, antecipou que os primeiros dados das caixas-pretas do airbus da TAM acidentado na terça-feira (17) indicam que o piloto não tentou arremeter, ou seja, decolar novamente a aeronave, mas teve dificuldades para frear o avião. Segundo o deputado, não há elementos técnicos, de desempenho da própria aeronave, que digam que ela tentou retomar sua decolagem no final do pouso. "Ela tentou realmente frear, teve procedimento de pouso até o final", disse, em entrevista à Rádio Câmara.

Efraim Filho está nos Estados Unidos junto com o relator da CPI, deputado Marco Maia (PT-RS), acompanhando a análise das caixas-pretas do avião que se acidentou em Congonhas (SP), matando quase 200 pessoas.

De acordo com Efraim Filho, essa nova informação reforça a necessidade de investigar as condições da pista do aeroporto, que havia passado por uma reforma. "A liberação da pista pelas autoridades aeroportuárias sem as condições de segurança adequadas, sem ter finalizado seu projeto, como por exemplo, a não existência dos groovings, das ranhuras, é um elemento a ser questionado e a ser perseguido por quem teve a responsabilidade, quem assinou realmente o laudo de liberação dessa pista. É um elemento que precisamos saber" , disse.

Gravações
As duas caixas-pretas do Airbus da TAM, uma contendo as gravações das conversas do piloto e do co-piloto com a torre de controle e outra com os dados sobre o funcionamento da aeronave, estão sendo analisadas em Washington, nos Estados Unidos. A expectativa do deputado Efraim Filho é de que até quarta-feira (25) a análise do material esteja concluída. Ele e o deputado Marco Maia retornam ao Brasil apenas após a conclusão do trabalho.

Leia mais:
CPI visita parque de manutenção da TAM em SP

Notícias anteriores:
CPI vai acompanhar abertura da caixa-preta do avião da TAM

Reportagem - Geórgia Moraes/ Rádio Câmara
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
JPJ

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.