Política e Administração Pública

Comissão de Trabalho aprova regulamentação para ONGs

12/07/2007 - 17:36  

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou ontem o Projeto de Lei 3877/04, do Senado, que regulamenta o registro, o funcionamento e a fiscalização das chamadas organizações não-governamentais (ONGs).

De autoria da comissão parlamentar de inquérito (CPI) do Senado que investigou as ONGs, o projeto determina que essas entidades deverão, uma vez por ano, prestar contas dos recursos recebidos, e serão catalogadas em cadastro específico mantido pelo Ministério da Justiça. Quando sua origem for estrangeira, a ONG dependerá de autorização do ministério para funcionar.

Tutela estatal
O relator, deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), afirmou, em seu parecer pela aprovação, que o projeto é conciso e abrangente. "Em algumas esferas militares, talvez até com algum excesso de zelo, entidades estrangeiras chegam a ser acusadas de conspirar contra a soberania nacional, sob pretexto de defender a preservação da floresta amazônica. Não se pode afirmar, sem aprofundado exame, a procedência de tais alegações, mas sua simples existência demonstra que o funcionamento das ONGs não pode, como hoje ocorre, seguir sem nenhuma tutela estatal", disse o relator.

De acordo com a proposta, o repasse de recursos da União, dos estados e dos municípios e a celebração de convênios e contratos ficam condicionados à apresentação, pela ONG, de auditoria independente em suas contas e movimentações financeiras junto ao órgão contratante.

"A oportunidade do projeto se torna mais evidente na atual conjuntura política, em que sucessivos escândalos envolvem autoridades públicas, emparedando o Poder Legislativo e o tornando perigosamente questionável aos olhos da sociedade", afirmou. Segundo Marquezelli, o Congresso Nacional, ao aprovar o projeto, estará marcando um ponto positivo para recuperar sua credibilidade junto à opinião pública.

Tramitação
Sujeito à apreciação do Plenário, o projeto tramita em regime de prioridade, e será analisado agora pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Câmara investiga compra de terras na Amazônia por ONG
Comissão pede apoio contra internacionalização da Amazônia
General ressalta interesses ocultos de ONGs na Amazônia
Entidades querem controle de ONGs que atuam na Amazônia

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Renata Tôrres

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.