Lista flexível é alternativa para votar reforma política

19/06/2007 - 22:24  

As bancadas partidárias vão para a reunião do colégio de líderes nesta quarta-feira (20), às 11 horas, sem um acordo em torno da reforma política. No entanto, partidos governistas e da oposição articulam a adoção da lista flexível como opção à lista preordenada (ou fechada) de candidatos às eleições proporcionais. Essa nova proposta seria uma forma de levar em consideração, ao mesmo tempo, o voto no partido e o voto em um candidato individual.

A alternativa deverá ser apresentada na forma de uma emenda aglutinativa ao Projeto de Lei 1210/07, que trata da reforma.

Segundo o relator do projeto, deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), a emenda é defendida por lideranças do PT, do PMDB e do DEM. A reunião das lideranças, que estava prevista para o início da tarde desta terça-feira, foi adiada para que os partidos aprofundassem as discussões em suas bancadas. Caiado continua analisando as 313 emendas ao projeto.

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, defende que os impasses sejam resolvidos por meio do voto. Ele não acredita que a polêmica em torno da lista inviabilize o esforço pela aprovação da reforma. "A reforma política é mais ampla do que o tema de listas", ressaltou. Ele cita a fidelidade partidária, o fim das coligações nas eleições proporcionais e a adoção da federação de partidos.

"Independentemente do resultado das matérias infra-constitucionais, depois nós vamos avançar para temas da Constituição", avalia Chinaglia.

Perspectivas
A maioria dos parlamentares não arrisca um palpite sobre a possibilidade de votar algum item da reforma ainda nesta semana, "mas se nada for votado o Tribunal Superior Eleitoral vai continuar legislando", critica Ronaldo Caiado. Ele avisa que manterá sua posição a favor da lista fechada de candidatos indicados pelos partidos, com o financiamento público exclusivo de campanha.

Ele reconhece que alguns partidos se encaminham a favor de uma lista flexível. "Respeito a decisão da maioria, se assim resolverem, mas não é o que defendo", disse. "Podemos estar empacados nessas posições, mas pelo menos estamos debatendo", acrescenta.

Já o PSDB permanece na posição contrária a qualquer tipo de lista e em favor do voto distrital misto. "Não aceitamos a lista fechada nem flexível. Nossa posição é pelo voto distrital misto e pelo aprofundamento da reforma", afirma o líder do PSDB, deputado Antonio Carlos Pannunzio (SP).

"Acredito que podemos inverter a discussão e votar primeiro o que é consenso, como, por exemplo, a fidelidade partidária", afirma o líder do governo, deputado José Múcio Monteiro (PTB-PE). Segundo ele, o Executivo não tem posição sobre a reforma.

O deputado Maurício Rands (PE), vice-líder do PT, acredita que a lista flexível é a solução para destravar a reforma. "O eleitor votaria primeiro em uma lista de partido, mas poderia também votar em uma pessoa, de modo a alterar a ordem dos eleitos proposta na lista", explica. Nesse sistema, mesmo um candidato que está no fim da lista definida pelo partido pode ser eleito, desde que seja nominalmente bem votado.

Leia mais:
Saiba mais sobre a proposta de lista flexível
Relator considera que lista flexível favorece caixa dois

Reportagem - Newton Araújo Jr. e José Carlos Oliveira
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
JPJ

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.