Política e Administração Pública

Ministro: TVs públicas terão canais digitais em janeiro

25/04/2007 - 18:21  

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse nesta quarta-feira que, a partir de janeiro do próximo ano, os canais 60 a 69 da TV Digital estarão disponíveis para as emissoras públicas de televisão, inclusive a TV Câmara. Ele participou de audiência pública promovida pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática para discutir as normas de outorga e renovação de concessões de rádio e TV.

A declaração do ministro foi uma resposta ao deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), que perguntou sobre a inclusão das TVs públicas no sistema digital de televisão aberta.

Grupos de trabalho
Hélio Costa sugeriu a criação de um grupo de trabalho formado por deputados e por técnicos do ministério para simplificar as concessões dos serviços de rádio e TV. Atualmente, segundo ele, as decisões demoram mais de seis meses, e cerca de 17 mil processos TV aguardam análise.

O ministro apoiou a sugestão do deputado Walter Pinheiro (PT-BA) de que esse grupo seja formado por integrantes do Conselho de Comunicação Social do Congresso.

Hélio Costa informou que já foi criado um outro grupo de trabalho, no ministério, para analisar 225 processos de concessão de emissoras de rádio e TV que tramitam há muito tempo (alguns, há mais de dez anos). Segundo ele, quem não apresentar todos os documentos necessários não terá direito à concessão. O ministério tem enviado cartas para que as emissoras cumpram as exigências, mas nem todas respondem. Ele ressaltou, no entanto, que a cassação de uma emissora só pode ocorrer por decisão da Justiça.

Informatização do processo
De acordo com o ministro, a demora dos processos de outorga e de renovação de concessões de rádio e TV poderia ser evitada com a digitalização do sistema de trabalho da pasta.

Costa informou, porém, que seriam necessários cerca de R$ 15 milhões para atualizar o sistema, dinheiro de que o ministério não dispõe. "É difícil trabalhar na ponta do lápis e da caneta", lamentou. Ele acrescentou que o banco de dados do ministério está sempre atrasado em relação às mudanças societárias das emissoras. "Isso ocorre exatamente porque não temos condição de registrar as alterações que ocorrem quase todos os dias", explicou.

Esses comentários foram feitos em resposta ao presidente do colegiado, deputado Julio Semeghini (PSDB-SP), que pediu mais agilidade nos processos de concessão. Hélio Costa reconheceu que a carência de funcionários e a extinção das superintendências estaduais do ministério também provocaram o acúmulo dos trabalhos. Ele afirmou, no entanto, que o governo pretende reabri-las em 2008.

Hélio Costa pediu ajuda da Comissão de Ciência e Tecnologia para que o ministério consiga os R$ 15 milhões necessários para digitalizar o sistema de processamento de outorgas. Ele fez um apelo a Semeghini para que esses recursos sejam contemplados por emenda ao Orçamento da União.

Leia mais:
Colegiado definirá novo trâmite para aprovar concessões

Notícias anteriores:
Consultoria defende mudanças na concessão de rádio e TV
MP contestará outorga aprovada por deputado dono de canal
Radiodifusão:deputada critica falta de leis e fiscalização
Debatedores criticam governo e legislação de radiodifusão
Entidades pedem rapidez nas concessões de rádio e TV
Audiências debaterão concessões de radiodifusão no País

Da Reportagem
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
JPJ

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.