Professor diz que pesquisa sobre urnas não é conclusiva

29/03/2007 - 13:31  

O professor da Divisão de Ciência da Computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) Clóvis Torres Fernandes afirmou que sua pesquisa sobre o sistema eletrônico de votação nas ultimas eleições de Alagoas identificou problemas nas urnas, mas os dados não permitem afirmar que houve fraude nas urnas eletrônicas. A afirmação foi feita em reposta a questionamento do deputado Jutahy Junior (PSDB-BA) sobre o resultado da investigação feita pelo professor.

Jutahy Junior questionou o resultado da pesquisa, já que ele teria sido feita por encomenda do ex-deputado João Lyra, que concorreu ao governo e perdeu. Logo após as eleições, João Lyra pediu ao ITA que fizesse perícia em 35% das urnas eletrônicas. O deputado Ciro Gomes(PSB-CE) criticou a postura de Jutahy e afirmou que o professor deveria ser questionado apenas pelos resultados de sua pesquisa.

Com a divergência sobre a motivação política da pesquisa, os deputados decidiram continuar a discussão apenas sobre o aspecto geral do sistema de votação eletrônico, sem se concentrar especificamente sobre o caso de Alagoas.

A audiência prossegue no plenário 1.

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Paulo Cesar Santos

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.