Relações exteriores

Projeto ratifica acordo técnico com a República Dominicana

16/02/2007 - 11:58  

A Câmara analisa o Projeto de Decreto Legislativo 2537/06, da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, que ratifica acordo básico de cooperação técnica entre o Brasil e a República Dominicana. Assinado em 2006, o documento prevê a elaboração de protocolos de ajustes complementares, a serem firmados conforme os interesses de cada país.

Segundo o texto, a cooperação poderá incluir instituições públicas e privadas, organizações não-governamentais, organismos internacionais e fundos regionais dos dois países. Os programas, projetos e atividades de cooperação ainda serão definidos pelos dois países, por meio de ajustes complementares.

Uma comissão mista bilateral será formada e se reunirá quando as nações julgarem conveniente, para definir as áreas prioritárias para a cooperação. Além disso, a comissão será responsável por analisar, aprovar e implementar programas, projetos e atividades de cooperação e avaliar os resultados da execução desses programas e projetos.

Linha gerais
Favorável ao texto, o relator da proposta na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputado Feu Rosa (PP-ES), ressaltou que se trata "de um acordo amplo e genérico, uma carta de intenções que estabelece linhas gerais de ação para programas, projetos e atividades a serem desenvolvidos mediante a assinatura de protocolos específicos". Os instrumentos adicionais, segundo ele, é que viabilizarão os acordos específicos de cooperação no futuro.

Para Rosa, é importante que esse ajustes sejam feitos de forma a não permitir a colaboração em quaisquer áreas, mas naquelas definidas como prioritárias pelos dois países. O deputado lembrou que o Brasil e a República Dominicana "têm tradição de cooperação recíproca", o que justifica mais esse instrumento de cooperação.

Relações diplomáticas
A história das relações diplomáticas entre o Brasil e a República Dominicana mostra que há uma tradição de cooperação recíproca. Vários instrumentos bilaterais foram firmados ao longo do tempo. Entre eles destacam-se : Convenção de Arbitramento, de 1910; Acordo Administrativo para a Troca de Correspondência em Malas Diplomáticas, de 1940; Convênio Cultural, de 1942; Acordo de Cooperação Técnica, Científica e Tecnológica, de 1985; Acordo sobre o Exercício de Atividades Remuneradas por Parte de Dependentes do Pessoal Diplomático, Consular, Administrativo e Técnico, de 1995; Acordo Básico de Cooperação Técnica, Científica e Tecnológica para Implementação do Projeto Manejo da Bacia do Rio Yaque do Norte: Parques Florestais, Ecoturismo, Educação Ambiental e Investigação Hidrológica, de 2002.

Tramitação
O projeto, que tramita em regime de urgência, será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes da votação em Plenário.

Notícias anteriores:
Câmara ratifica 17 acordos internacionais
Relações Exteriores aprova acordo com República Dominicana
CCJ aprova acordo de extradição com República Dominicana
Interpol poderá pedir extradição para República Dominicana

Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Renata Tôrres

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.