Projeto dá incentivo a empresa que investir em pesquisa

12/12/2006 - 20:15  

O Projeto de Lei 7514/06, do Poder Executivo, cria incentivos fiscais para empresas que investirem em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica quando executadas por instituições científicas e tecnológicas.

Segundo o texto, as pessoas jurídicas poderão excluir do lucro líquido, para efeito de apuração do lucro real e da base de cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), no mínimo metade e no máximo duas vezes e meia o valor dos gastos efetivados em projetos de pesquisa científica e tecnológica.

A exclusão deverá ser realizada no período em que os recursos forem efetivamente gastos, e não será permitido o aproveitamento posterior de eventuais excessos.

Propriedade intelectual
O texto prevê, ainda, a participação da empresa nos direitos sobre a criação e a propriedade industrial e intelectual geradas pelo projeto financiado.

Esse projeto de pesquisa ou inovação precisará ser aprovado por um comitê permanente de acompanhamento de ações de pesquisa científica, com a participação de representantes dos ministérios de Ciência e Tecnologia; Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; e Educação.

Tramitação
O PL 7514/06, já aprovado pela Câmara, ainda precisa ser avaliado pelo Senado.

Reportagem - Adriana Resende
Edição - João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.