Educação, cultura e esportes

Escolas poderão ser obrigadas a ter educador assistente

17/07/2006 - 12:59  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6965/06, da deputada Raquel Teixeira (PSDB-GO), que torna obrigatória a contratação de um educador assistente para cada professor nos ambientes e classes de educação infantil. O educador deverá ter formação mínima em nível médio, na modalidade normal.
A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/06) e prevê prazo de cinco anos para a implementação da mudança.

Atenção especial
A autora do projeto argumenta que o atendimento às crianças na educação infantil requer atenção especial. "A existência de um educador assistente, adequadamente preparado, é indispensável para assegurar o êxito do trabalho educacional nessa etapa da educação básica", afirma Raquel Teixeira.
Para a deputada, muitas atividades pedagógicas nessa etapa requerem a presença de mais de um educador.
A deputada reconhece que a medida representará aumento de custos para o ensino infantil. Ela acredita, no entanto, que é mais importante a garantia da qualidade do ensino nessa etapa educacional e a atenção adequada às crianças.

Tramitação
O projeto tem caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Sandra Crespo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.