Agropecuária

Agricultura aprova acordo veterinário com Croácia

03/05/2006 - 17:43  

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou, no último dia 26, o Projeto de Decreto Legislativo 2145/06, relativo a acordo de cooperação veterinária entre Brasil e Croácia, celebrado em 2004. O acordo prevê que os países deverão informar-se sobre a ocorrência de doenças animais transmissíveis em seus territórios e sobre as medidas adotadas para o controle de eventuais surtos.
O objetivo do tratado é aumentar o intercâmbio de conhecimento sobre a organização dos serviços veterinários e as condições sanitárias dos estabelecimentos exportadores nos dois países. As autoridades do Brasil e da Croácia deverão promover a cooperação entre suas instituições científicas e laboratórios de análise e de diagnóstico.

Extremo interesse
Na opinião do relator da matéria na comissão, deputado Francisco Turra (PP-RS), a cooperação veterinária entre os dois países é de extremo interesse para o agronegócio brasileiro, já que a disseminação de doenças animais é uma ameaça permanente às exportações do setor. "O acordo minimiza os riscos de transmissão de doenças animais e facilita as transações comerciais entre os países", diz.

Tramitação
O projeto, que tramita em regime de urgência, seguiu para votação em plenário.

Notícias anteriores:
CCJ aprova acordo com Croácia sobre isenção de vistos

Da Redação/SC

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.