Política e Administração Pública

Proposto financiamento de geração de energia na Amazônia

13/01/2006 - 16:58  

O Projeto de Lei 6176/05, do deputado Carlos Souza (PP-AM), cria o Programa de Financiamento de Geração de Energia (Energer), com o objetivo de incentivar a instalação de unidades geradoras de energia elétrica de pequeno porte (com capacidade de até cem quilowatts) para atender consumidores residenciais e rurais na Amazônia.
O programa prevê a criação de linhas de crédito pela Caixa Econômica Federal (CEF) que priorizarão projetos que utilizem fontes renováveis para a geração de energia.

Facilidades
O autor da matéria afirma que é preciso encontrar soluções que permitam o acesso de todos os cidadãos às facilidades da vida moderna propiciadas pelo bom uso da energia elétrica.
Carlos Souza salienta também a necessidade de não concentrar a produção de energia em uma única fonte, diversificando nossa matriz energética, mas evitando produzir danos ao meio ambiente e à qualidade de vida da população. "Deve ser incentivado o uso em todo o País das fontes renováveis de energia, como as fontes de biomassa, a energia eólica e a energia solar", argumenta.
O parlamentar ressalta ainda o sucesso obtido por programas de financiamento de habitações populares pela CEF, em que as prestações da casa própria sofrem pequenos aumentos para que os moradores utilizem energia solar no aquecimento de água, o que tem proporcionado economia de até 30% nas contas mensais de energia elétrica.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional; de Minas e Energia; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Eficiência energética pode ser prorrogada por mais 5 anos
Câmara avalia propostas de estímulo à energia renovável
Projeto amplia geração de energia alternativa

Reportagem - Adriana Resende
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara. SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6176/2005

Íntegra da proposta