Política e Administração Pública

Câmara aprova eleição direta para conselhos escolares

01/11/2005 - 14:57  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na última quinta-feira (27), em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 3484/04, do deputado Ivan Valente (Psol-SP), que institui eleição direta para os conselhos de gestão escolar em todos os níveis de ensino da rede pública. O objetivo é garantir o cumprimento de dispositivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9394/96).
Os conselhos, que serão formados por representantes da sociedade civil e dos trabalhadores da área de educação, "contribuirão para garantir maior transparência nas decisões, além de eficiência na implementação das políticas e na aplicação dos recursos educacionais", explica Ivan Valente. O relator da matéria na CCJ foi o deputado Dr. Rosinha (PT-PR), que emitiu parecer pela admissibilidade.

Gestão escolar
O conselho escolar é o órgão gestor e fiscalizador, responsável pela programação e aplicação de recursos financeiros, do projeto pedagógico, da elaboração e alteração do regimento escolar e do calendário escolar. Atualmente, a eleição é realizada a cada dois anos e conta com a participação de alunos maiores de 12 anos, de pais de alunos menores de 12 anos, professores e funcionários da escola.
Pela proposta do deputado Ivan Valente, os conselhos passarão a contar ainda com representantes populares, eleitos diretamente pela comunidade; e de representantes de entidades dos trabalhadores em educação, eleitos por seus pares.

Tramitação
A proposta será encaminhada para análise do Senado Federal.

Notícias anteriores:
Educação vai discutir função de conselhos escolares

Reportagem - Antonio Barros
Edição - Sandra Crespo

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.