Pimenta renuncia e representação contra ele pode cair

11/08/2005 - 19:05  

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) renunciou hoje ao cargo de vice-presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Compra de Votos. A intenção do parlamentar é continuar integrando a comissão. Ele disse, porém, que a decisão de mantê-lo ou substituí-lo na CPMI cabe à liderança do seu partido.
Ao anunciar a renúncia, Pimenta afirmou que não agiu de má-fé quando entrou no mesmo carro que o empresário Marcos Valério na madrugada de quarta-feira, na garagem do Senado.
O parlamentar acabou virando o pivô de uma polêmica ocorrida ontem, na reunião conjunta das CPMIs dos Correios e da Compra de Votos, ao anunciar que recebera de Valério lista sobre doações não contabilizadas na eleição de 1998 em Minas Gerais. Os parlamentares, no entanto, acreditam que Pimenta mentiu sobre a forma como obteve a lista.
"A atitude não foi compatível com uma pessoa que está exercendo a função de vice-presidente desta comissão. A minha permanência na função colocaria em risco a credibilidade do trabalho", disse o deputado gaúcho. "Da mesma forma com que quero ser duro na crítica aos meus adversários, quero usar esse mesmo critério para mim. Se eu errei, quero ter a humildade de pedir desculpas e dizer que vou continuar trabalhando”, completou.

Engano
Paulo Pimenta disse ter havido um engano: ele pensou que o veículo no qual entrou pertencia à frota oficial que presta serviços à CPI. O carro, no entanto, era do advogado de Marcos Valério.
O PSDB apresentou à Câmara, na manhã de hoje, uma representação pedindo a cassação de Pimenta por quebra de decoro parlamentar. O pedido, no entanto, pode cair. A deputada Zulaiê Cobra (PSDB-SP) disse que, com a renúncia, o partido deverá retirar a representação.

Notícias anteriores:
Nova lista entregue a deputado agita CPIs

Reportagem - Alfredo Lopes
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara. PR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.