Política e Administração Pública

Projeto obriga licitação para empresa que faz concurso

04/08/2005 - 13:15  

O Projeto de Lei 5583/05, do deputado Carlos Souza (PP-AM), torna obrigatória a realização de licitação para escolha de empresas que farão concursos no serviço público.
Atualmente, os órgãos públicos são dispensados de realizar licitação para escolha da entidade que elaborará e aplicará as provas. Na avaliação do deputado, foi essa facilidade que acabou levando à formação "de um verdadeiro oligopólio" no setor, beneficiando algumas das entidades promotoras de concursos públicos.

Fraudes
Há dois meses, a Polícia Civil do Distrito Federal descobriu um esquema de fraude em concursos públicos realizados pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe-UnB). O esquema envolvia diretamente 45 pessoas. Elas tinham acesso às provas e vendiam os gabaritos para candidatos.
Segundo o deputado, essa megafraude mostra a fragilidade do sistema no País. Para ele, as empresas que promovem concurso devem passar pelo mesmo critério de licitação que outras que prestam serviço para o poder público. "Esse projeto contribuirá para a revitalização do concurso público, permitindo que outras entidades venham ocupar o lugar daquelas incapazes de assegurar a lisura do processo", diz Carlos Souza.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Fraudar concurso pode virar estelionato
Constituição poderá prever a regulamentação de concursos
Fraude em concurso poderá ser punida com prisão

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5583/2005

Íntegra da proposta