Agropecuária

Projeto leva Codevasf a vales de rios Apodi e Piranhas-Açu

28/07/2005 - 11:47  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 5464/05, do deputado Betinho Rosado (PFL-RN), que amplia a área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Pelo projeto, a Codevasf passaria a cobrir também os vales dos rios Apodi e Piranhas-Açu, no Rio Grande do Norte e na Paraíba.
Segundo Rosado, a mudança se articula com o projeto de transposição do rio São Francisco e permite que a Codevasf se torne a administradora das águas transpostas. O deputado lembra que a companhia, a partir do manejo dos recursos hídricos e do solo, já promove o desenvolvimento integrado na parte do Polígono das Secas em que atua. "Essa experiência deveria ser exportada para outras áreas de clima semi-árido que, se aproveitadas adequadamente e com disponibilidade de água para irrigação, terão vantagem comparativa excepcional na produção de frutas de elevado valor nos mercados interno e externo".
Como exemplos de áreas desenvolvidas pela Codevasf, Rosado cita os vales dos rios Gorutuba e Jaíba, em Minas Gerais; os municípios de Bom Jesus da Lapa, Correntina, Irecê e Juazeiro, na Bahia; e a cidade de Petrolina, em Pernambuco. Essas regiões, segundo o deputado, sofriam de extrema miséria há 20 anos, mas hoje se tornaram "importantes centros de produção agrícola, com padrões internacionais de qualidade e produtividade, graças à irrigação com água do São Francisco e de seus afluentes".

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo apensada ao PL 1498/03, do deputado Mário Negromonte (PP-BA), que inclui na área da Codevasf municípios do sertão da Bahia. Os dois textos aguardam parecer do deputado Átila Lins (PPS-AM) na Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional. Em seguida, serão apreciadas pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Rejane Oliveira

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1498/2003

Íntegra da proposta