Política e Administração Pública

SUS poderá ser obrigado a distribuir protetor solar

20/07/2004 - 18:21  

A Comissão de Seguridade Social e Família vai analisar o Projeto de Lei 3730/04, do deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), que determina a distribuição gratuita de protetor solar pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Pelo projeto, a rede pública de saúde deverá distribuir à população protetor solar com fator 12 (FPS 12).
Lobbe Neto cita o crescimento dos casos de câncer de pele entre os trabalhadores, sobretudo agricultores, carteiros e catadores de papel. Ele lembra ainda que os bloqueadores solares custam muito caro para os padrões salariais dos brasileiros. “Apesar de evitarem doenças sérias, os protetores não têm descontos nas farmácias por serem considerados supérfluos, ao contrário dos remédios”, afirma o parlamentar.

Câncer de pele
A 5ª Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia no dia 22 de novembro de 2003, atendeu 37.853 pessoas. Dessas, mais de 3 mil (8,2% dos atendidos) apresentavam lesões de câncer de pele, cuja forma mais grave e perigosa, o melanoma, estava presente em 190 pessoas.
A pesquisa realizada durante os atendimentos revelou que quase 70% das pessoas não usam qualquer tipo de proteção quando se expõem ao sol. Entre os homens, esse índice chega a 75%. O percentual de mulheres que não se protegem também é elevado: 62%. Entre os principais efeitos da exposição descuidada ao sol, o câncer de pele é o mais temido, pois pode até provocar a morte.
No caso do melanoma, o diagnóstico precoce é vital, pois ele pode atingir a corrente sangüínea e se disseminar para outros órgãos, como pulmão, cérebro e coração. Se a lesão for removida antes disso, o paciente fica curado, daí a importância de se procurar o médico para uma consulta em casos de lesões suspeitas.

Tramitação
Na Comissão de Seguridade Social e Família, o projeto aguarda indicação de relator. A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será apreciada ainda pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Ana Felícia
Edição - Rejane Oliveira

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 216.1851 ou 216.1852
Fax. (61) 216.1856
E-mail: agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.