Política e Administração Pública

Projeto que antecipa feriados é aprovado por Comissão

08/07/2004 - 16:08  

A Comissão de Educação e Cultura aprovou ontem o Projeto de Lei 2756/03, do deputado Milton Monti (PL-SP), que antecipa para as segundas-feiras os feriados que ocorrem entre as terças e sextas-feiras. De acordo com a proposta, os feriados dos dias 1º de janeiro, Carnaval, Sexta-feira Santa, 7 de setembro e 25 de dezembro são os únicos que não serão alterados. No caso de haver mais de um feriado na mesma semana, o projeto determina que o segundo passará para a segunda-feira da semana seguinte. "Os feriados que caem no meio da semana, causam muitos transtornos e prejuízos à economia, principalmente ao comércio", afirma o autor da proposição.

Aproveitar o fim de semana
O deputado explica que, quando o feriado é comemorado na segunda-feira, o trabalhador pode aproveitar o fim de semana prolongado sem prejudicar a economia. A deputada Elaine Costa (PTB-RJ), relatora do projeto na Comissão de Educação, concorda com Monti. Ela destaca que os feriados prolongados beneficiam especialmente os setores de comércio e turismo, pois aumentam a possibilidade de atividades de lazer e de reencontro de familiares e amigos.
O projeto será analisado também pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Ele pode ser aprovado em caráter conclusivo pelas comissões.

Da Redação/LCP

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 216.1851/216-1852
Fax. (61) 216.1856
E-mail: agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.