Educação, cultura e esportes

Projeto proíbe jogo de bingo no País

10/04/2003 - 17:09  

A exploração do jogo de bingo pode ser proibida em todo o território nacional, caso seja aprovado o Projeto de Lei 270/03, do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), que está na Comissão de Educação, Cultura e Desporto. A proposta trata das autorizações para funcionamento de casas de bingo, que venceram em 31 de dezembro do ano passado. "Os proprietários das casas valem-se atualmente de liminares concedidas pelo Judiciário para manter as portas abertas", explica o deputado, lembrando ainda que os artigos da Lei Pelé (9615/98) que permitiam o funcionamento das casas foram revogados pela Lei 9981/00. Mendes Thame argumenta que o vício do jogo representa um prejuízo grave para várias famílias brasileiras.

LACUNA
O deputado explicou que, segundo a Associação Brasileira dos Bingos (Abrabin), não é necessária a autorização da Caixa para o funcionamento das casas. "A Constituição é clara: toda a atividade no Brasil é livre desde que não seja proibida por lei. E, para preencher essa lacuna da qual se vale a Abrabin para conseguir as liminares, estamos apresentando esse projeto, que vai extirpar essa vergonha nacional que tem trazido desagregação e sofrimento a tantos lares brasileiros", concluiu Mendes Thame.
Na Comissão de Educação, Cultura e Desporto, a proposição aguarda o encerramento do prazo para emendas. O projeto também deve ser votado na Comissão de Constituição e Justiça e de Redação.

Por Simone Ravazzolli/ND

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 318.7423
Fax. (61) 318.2390
e-mail: agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.