Funcionários da empresa serão contratados por concurso público

18/11/2009 - 21:27  

A Petro-Sal terá funcionários próprios, contratados por concurso público sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Para o início do seu funcionamento, ela poderá realizar contratos temporários de pessoal administrativo e técnico.

O processo simplificado também poderá ser usado para empregar pessoal em atividades empresariais e em outros serviços de caráter transitório, mas esses contratos não poderão durar mais de dois anos. Essas pessoas não poderão exercer cargos comissionados nem serem novamente contratadas antes de seis meses do encerramento do contrato anterior.

Noruega
A criação de uma empresa pública para gerenciar a exploração do pré-sal vinha sendo discutida desde 2007 no governo. O Executivo argumenta que os países detentores de grandes jazidas de petróleo também se fazem representar por uma empresa totalmente pública nos contratos com a iniciativa privada.

A diferença é que no caso brasileiro a Petro-Sal vai gerenciar contratos de outra estatal, a Petrobras. Esse modelo só ocorre na Noruega, onde coexistem duas empresas (uma de exploração e produção e outra de controle de contratos).

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.