Política e Administração Pública

Parecer sobre criação da Petro-Sal será votado amanhã

03/11/2009 - 10:08  

A comissão especial que analisa a criação da Petro-Sal (PL 5939/09), empresa que deverá gerenciar a exploração de petróleo e gás natural na camada pré-sal, reúne-se nesta quarta-feira (4) para discutir e votar o parecer do relator, deputado Luiz Fernando Faria (PP-MG). A reunião será realizada às 14h30 em plenário a ser definido.

O parecer foi apresentado no último dia 27, mas a votação foi adiada em razão de um pedido de vista dos deputados Alfredo Kaefer (PSDB-PR) e Felipe Bornier (PHS-RJ).

Parecer favorável
Faria é favorável à criação da Petro-Sal por entender que a exploração no pré-sal deve ser gerida por uma empresa 100% estatal, o que não é o caso da Petrobras.

Segundo o relatório, a nova empresa deverá ter uma "estrutura enxuta" e abrigar "entre 100 e 120 funcionários". Já as decisões da diretoria executiva deverão ser por maioria absoluta de três quintos dos integrantes, e a empresa deverá divulgar relatório de seu balanço fiscal anualmente pela internet. O relator acredita que não haverá divergências quanto à necessidade da criação da empresa.

A proposta recebeu 106 emendas, das quais quatro foram acatadas por Faria, que acrescentou mais uma dele próprio. As emendas preveem mandato de quatro anos para os conselheiros, com direito a uma única recondução, e quarentena para os que saírem da empresa por um período de quatro meses.

Se seu navegador não puder executar o vídeo,<a href="#texto">veja a descrição textual do conteúdo do vídeo desta matéria</a>.<br />Se preferir,<a href="http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/TV/2009/agencia/out/Luiz Fernando.mp3">obtenha o vídeo</a>e salve-o em seu computador.

Luiz Fernando propõe a abertura de escritórios somente em Brasília e Rio.

Para Faria, o pedido de vista não atrapalha o andamento dos trabalhos. "O pedido de vista é regimental e já havia sido previsto por nós. Portanto, o adiamento da votação por duas sessões do plenário está dentro do nosso cronograma de trabalho. Eu acredito que faremos a votação já na semana que vem."

Notícias relacionadas:
Governo negocia com relatores alterações nos projetos do pré-sal
Especialistas discordam sobre qual deve ser o papel da Petro-Sal
Advogado diz que preferência para Petrobras é inconstitucional
Pré-sal: presidentes de comissões dizem que prazos serão cumpridos
Relator descartará emendas sobre escritórios estaduais da Petro-Sal

Reportagem – Karla Alessandra
Edição – Patricia Roedel

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.