CFM: médicos não aceitam compartilhar diagnóstico e tratamento

07/10/2009 - 11:58  

O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz d`Ávila, afirmou que sua entidade não aceita compartilhar a consulta, o diagnóstico e o tratamento com outros profissionais da área de saúde. O que pode ser compartilhado, segundo ele, é a prevenção, a promoção da saúde, a reabilitação e a recuperação.

D`Ávila participa de audiência pública da Comissão de Seguridade Social e Família sobre o projeto que disciplina a atividade médica. Ele afirmou que não aceita as críticas de que os médicos são arrogantes e corporativos, porque vêm negociando o projeto desde 2002 e até aceitaram colocar no texto as atribuições de outras profissões nessa lei.

Ele afirmou que não há problema, por exemplo, de outros profissionais realizarem exames citopatológicos, mas disse que não podem emitir laudo com diagnóstico – que deve ser uma atribuição do médico, na sua opinião.

D`Ávila afirmou também que uma preocupação do CFM diz respeito aos programas do governo de assistência básica à saúde. Segundo ele, há uma tentativa de dar atribuições médicas a outros profissionais.

A diretora do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde do Ministério da Saúde, Maria Helena Machado, disse que é preciso não ignorar que outros profissionais da área de saúde têm que comprovar, na sua formação, que têm conhecimento técnico-científico para fazer certos procedimentos.

Reportagem – Sílvia Mugnatto /Rádio Câmara
Edição – Wilson Silveira

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.