Política e Administração Pública

Pedido de criação da CPMI do MST é lido no plenário do Congresso

30/09/2009 - 17:50  

O pedido de criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar o repasse de dinheiro público para o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foi lido na manhã desta quarta-feira no plenário do Congresso. Agora os líderes partidários deverão indicar os integrantes da CPMI.

A senadora Kátia Abreu (DEM-TO), uma das autoras do requerimento, ressaltou que as investigações deverão ter por alvo denúncias publicadas pela revista Veja e pelo jornal O Estado de S.Paulo sobre o financiamento público do MST, que usaria os recursos para a invasão de terras e prédios públicos.

A parlamentar explicou que foram colhidas 192 assinaturas na Câmara e 34 no Senado, o que demonstra, em sua avaliação, a indignação do Congresso contra "abusos cometidos pelo MST".

Questionada sobre a CPI que tratou do mesmo assunto em 2003, ela afirmou que as ações sugeridas por aquela comissão para punir ilicitudes nunca foram implementadas.

Represália
Em nota publicada no último dia 16, o MST afirma que está sendo "vítima de perseguição" e que a CPMI é uma "represália às lutas e à bandeira da revisão dos índices de produtividade" adotadas pelo movimento.

Notícias relacionadas:
Deputados e senadores pedem CPI para investigar MST
Audiência discute repasses de recursos públicos para o MST
Deputados pedem a ministro que rejeite índices para desapropriação

Da Redação/SR
Com informações da Agência Senado

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.