Política e Administração Pública

Presidente de comissão é contra pulverização de recursos do pré-sal

22/09/2009 - 13:19  

O presidente da comissão especial que analisa o projeto que cria fundo social com verbas do pré-sal (5417/09), deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), é contrário á ampliação das áreas que serão atendidas. Pelo projeto original, os recursos serão investidos em educação, meio ambiente, combate à pobreza, cultura e ciência e tecnologia. Mas várias das 301 emendas apresentadas à proposta propõem a ampliação dessa lista.

Rollemberg argumenta que o fundo não pode se tornar uma versão reduzida do Orçamento da União. "Seria um equívoco muito grande pulverizar a utilização dos recursos do fundo. Eu considero que nós devemos manter o foco em educação para garantir que toda população brasileira tenha acesso a uma educação de qualidade; ciência, tecnologia e inovação; e, de forma muito especial, em energias do futuro".

O Brasil, segundo ele, deve aproveitar as riquezas que serão obtidas a partir da exploração do petróleo do pré-sal para desenvolver tecnologias que lhe permitam ingressar numa economia pós-carbono.

O deputado ainda argumenta que o fundo deve garantir ao país um salto em termos de desenvolvimento social. Em Razão disso, Rollemberg considera importante que o conselho gestor tenha a participação de pessoas da sociedade civil.

Notícias relacionadas:
Projetos sobre o pré-sal receberam 823 emendas
Pré-sal: Partidos indicam integrantes e comissões serão instaladas
Projetos do pré-sal serão votados em 10 de novembro

Reportagem – Sílvia Mugnatto/Rádio Câmara
Edição – Paulo Cesar Santos

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.