Cidades e transportes

CPI vai pedir esclarecimentos a fornecedora de energia

24/08/2009 - 18:39  

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Tarifas de Energia Elétrica vai realizar audiência pública no Maranhão para pedir esclarecimentos à Companhia Energética do Maranhão (Cemar) referente aos valores cobrados dos consumidores maranhenses. A proposta feita pelo deputado Cleber Verde (PRB-MA) foi aprovada na última quarta-feira (19), mas o debate ainda não tem data marcada.

De acordo o parlamentar, as queixas dos cidadãos e as notícias divulgadas pela mídia colaboraram para que houvesse a reunião com a distribuidora. "Os consumidores sofrem com os abusos de constantes aumentos de tarifa de energia, vamos investigar a real necessidade de cobrança de valores tão elevados".

Cleber Verde lembra que, em entrevista à imprensa, o secretário-adjunto da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Oduvaldo Cruz, afirmou que das 64 distribuidoras de energia instaladas no País, a tarifa da Cemar é 72% maior do que a Companhia Energética de Brasília (CEB), que tem o maior PIB per capita do País e onde a energia é a mais barata (o preço menor é no Amapá por razões atípicas, pois a Aneel não autoriza reajustes da distribuidora por ela estar inadimplente com geradoras).

Convidados
Serão convidados o presidente da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), Carlos Augusto Leoni Piani; o diretor-geral da Aneel, Nelson José Hubner Moreira; a promotora de Defesa do Consumidor de São Luis, Litia Cavalcanti; o secretário de Direitos Humanos do estado; Sérgio Victor Tamer; e representantes de órgãos de Defesa do Consumidor e do Procon.

Notícias relacionadas:
Comissão conclui análise sobre privatização da Cemar

Da Redação/ RCA
Colaboração – Laís Braz

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: REQ 32/2009

Íntegra da proposta