Saúde

Serviço médico orientará visitantes da Câmara sobre nova gripe

07/08/2009 - 18:13  

A partir de segunda-feira (10), os cerca de 7 mil funcionários e os mais de 100 mil visitantes semanais da Câmara poderão tirar suas dúvidas sobre a nova gripe dentro da própria instituição. Uma equipe do Departamento Médico da Câmara estará no Espaço Mário Covas para informar sobre os sintomas e as formas de prevenir o contágio da gripe H1N1.

O serviço médico será mobilizado para ações preventivas e curativas a servidores e visitantes que suspeitem ou apresentem sintomas da doença. A ação é importante não só devido ao alto número de pessoas que circula na Câmara todos os dias, mas também pelo fato de que muitas delas vêm de outros estados, podendo trazer e levar o vírus da doença pelo País.

O diretor do departamento médico da Câmara, Luiz Henrique Hargreaves, afirmou que não há motivo para pânico e que medidas de prevenção já estão sendo tomadas nas dependências da Casa. Uma delas é a instalação de recipientes com álcool gel, para higienização das mãos, em locais de grande concentração e próximos a restaurantes. Os primeiros já foram instalados.

As equipes de relações públicas também vão orientar os visitantes sobre os riscos da epidemia, distribuir material da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a respeito da gripe e pedir informações a todas as pessoas que circulam na Casa sobre o seu estado de saúde.

Hargreaves afirmou que, por se tratar de uma doença nova, os especialistas ainda não sabem como será o comportamento do vírus; porém, ele já condena o uso de máscaras, pois, após certo tempo de uso, se transformam em base de proliferação de germes e bactérias. Até o final da pandemia, é aconselhável evitar aglomerações e manter as mãos sempre higienizadas.

Para outras informações, bastar entrar no site da Câmara (www.camara.gov.br) ou usar o telefone 0800-619 619.

Reportagem – Karla Alessandra/Rádio Câmara
Edição - Patricia Roedel

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.