Relator apresenta parecer sobre MP de programa habitacional

20/05/2009 - 08:20  

O Plenário realiza sessão extraordinária às 9 horas para a leitura do relatório da Medida Provisória 459/09. A leitura estava prevista para ontem, mas o relator, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), pediu mais prazo. A votação da MP está prevista para esta tarde, na sessão ordinária.

A MP 459 cria o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida para atender famílias com renda de até dez salários mínimos por meio da construção de novas moradias ou aquisição com subvenções e garantias para o sistema financeiro.

Também está na pauta da sessão ordinária desta tarde a MP 460/09, que também está com prazo de tramitação vencido. Essa MP reduz tributos sobre as motocicletas, nacionais ou importadas, e para as construtoras de imóveis no âmbito do programa habitacional criado pela MP 459/09. Essa renúncia fiscal será compensada, em parte, pelo aumento de tributos sobre os cigarros.

Ontem, o Plenário aprovou o Projeto de Lei 836/03, do deputado Bernardo Ariston (PMDB-RJ), que cria o cadastro positivo de consumidores, com informações sobre os pagamentos feitos em dia pelos cadastrados. A proposta, que também regulamenta a atuação dos bancos de dados particulares de proteção ao crédito (como o SPC e o Serasa), segue para o Senado.

Outros projetos
Outros projetos poderão ser votados hoje em sessão extraordinária ainda a ser convocada. Na quinta-feira da semana passada, os líderes selecionaram diversos projetos para votação nesta semana.

Deverã entrar na pauta da próxima sessão extraordinária o Projeto de Lei 1627/07, que regulamenta o atendimento aos menores de idade em conflito com a lei. A proposta também estabelece uma série de direitos e garantias aos adolescentes, e define as atribuições dos entes federativos. A comissão especial criada para analisar o projeto aprovou substitutivo da relatora, deputada Rita Camata (PMDB-ES), com uma série de mudanças à proposta original do Executivo.

Outro item previsto é o Projeto de Lei Complementar 12/03, que estabelece normas para a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios exercerem a fiscalização ambiental e emitirem licenças.

Ainda em pauta estão as propostas de emenda à Constituição 524/02, que cria o fundo de revitalização do rio São Francisco; e a 22/99, que autoriza o divórcio após um ano de separação de fato ou de direito.

Notícias relacionadas:
Câmara aprova regularização de terras na Amazônia
Deputados concluem votação da MP das Dívidas dos Municípios
Câmara conclui votação de MP sobre financiamento de hidrelétricas
Câmara aprova perdão e refinanciamento de dívidas com a Receita
Parlamentares aprovam reforço de R$ 1 bilhão para os municípios
Câmara aprova regras contra a violência em estádios

Da Redação/WS

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.